Juiz de Fora / MG - quarta-feira, 20 de setembro de 2017

NOÇÕES DE HOMEOPATIA

                    

Homeopatia  é uma especialidade médica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina, e pela Associação Médica Brasileira, desde 1980.A Associação Médica Homeopática Brasileira, representa os médicos homeopatas no Brasil e exterior. Para ser homeopata, o médico precisa participar de um curso de especialização com 2 anos de duração, e, no mínimo, 1200 horas de aulas.. O termo homeopatia foi criado por Hahnemann, médico alemão, há 200 anos. Tem origem grega e significa “moléstia semelhante” (homeos= semelhante, pathos= moléstia).A afirmativa de que pode-se curar as doenças através dos semelhantes é muito antiga. Hipócrates (Pai da medicina), escreveu que existiam duas formas de curar: similia similibus curentur e contraria contrarius curentur                        
 
O que é a Lei dos Semelhantes?                                                                             
 
Toda e qualquer substância que, ao ser experimentada em um homem sadio, é capaz de produzir sintomas, também é capaz de curar estes sintomas em um indivíduo doente.     
 
O que é Dinamização?                                                                                                
 
É o processo pelo qual obtemos o medicamento homeopático: diluição e sucussão.            Com este procedimento, conseguimos liberar a energia medicamentosa das substâncias.   O efeito medicamentoso em homeopatia não é bioquímico e sim energético.             A substância ao ser diluída e agitada, libera uma imagem energética na água (memória da água). Esta energia estimula os mecanismos naturais de cura do indivíduo (vix medicatrix naturae), levando-o da doença para a saúde através das suas próprias condições intrinsecas.                                                                                                                   
 
O que é Energia Vital?“                                                                                               
 
É a força vital (autocrática) que anima dinamicamente o corpo material (organismo), governa com poder ilimitado e conserva todas as partes do organismo em admirável e harmoniosa operação vital, tanto com respeito às sensações como às funções, de modo que o espírito dotado de razão que reside em nós, pode empregar livremente este instrumento vivo e sadio para os mais altos fins de nossa existência.” Hahnemann, Organon, Paragrafo 9.            As doenças, são manifestações de desequilibrio desta energia. Portanto só conseguimos restabelecer a saúde no momento que reequilibramos a energia vital.                            
 
Por que a consulta homeopática é diferente da alopática?                                          
 
A consulta homopática caracteriza-se por apresentar uma extensão maior do que a de um médico tradicional, pois, além de fazermos os diagnósticos normais, ainda necessitamos encontrar o medicamento específico para o paciente, (segundo a Lei da Semelhança), pois se trata de uma medicina individual.Isto, portanto, explica a demora na consulta e possíveis atrasos no consultório.                                                                                               
 
Que cuidados deve-se ter quanto ao medicamento homeopático?                              
 
A ação medicamentosa homeopática baseia-se na energia. Assim, os cuidados com os frascos devem ser redobrados em relação aos outros produtos não homeopáticos, Campos de energia, tais como os produzidos por motores elétricos, podem afetar a qualidade e a validade dos medicamentos. Sol e calor (como o dos porta-luvas dos automóveis) cânfora (como a contida em produtos como Vick vaporub, Transpulmin, etc.) e raios X (como os emitidos por aparelhos de TV) comprovadamente diminuem a eficácia do medicamento, chegando a anular os seus efeitos.A embalagem deve ter cor âmbar, vir herméticamente fechada e com data de validade.                                                                                    
 
O que é potência do medicamento?                                                                          
 
É a capacidade do medicamento de produzir as modificações necessárias que levam o indivíduo a cura. Depende da dinamização e da susceptibilidade do paciente.               
 
Qual o significado das siglas CH, FC e LM?                                                            
 
Trata-se  do método farmacotécnico empregado para a manipulação do medicamento:CH:  Centesimal Hahnemanianno (diluição em escala 1:100).FC:   Fluxo contínuo, onde um aparelho dilui e dinamiza ao mesmo tempo.LM:  A diluição é de 1:50.000, sendo a dinamização feita manualmente                                                                                
 
Qual o objetivo de diluir o medicamento em água e tomá-lo em colheradas?               
 
É  aumentar  um pouco sua dinamização a cada tomada.  Este método chama-se  método plus.